30 janeiro 2007

Construindo a capacidade de pesquisa para promover a inovação: um estudo de caso em Mauritius

Nesta era do conhecimento, a capacidade de um país promover a inovação é um indicador do desempenho de sua economia. A inovação é reconhecida por estar intimamente associada ao desenvolvimento científico e tecnológico. Conforme as nações esforçam-se para alcançar a prosperidade econômica e para conquistar posições da liderança no mercado competitivo mundial de tecnologia intensiva, elas transitam através das fases de “países ainda ainda não cientificamente desenvolvidos" para "países em vias de se desenvolverem cientificamente" e finalmente para "países cientificamente avançados". O status de um país é determinado por seus níveis de alfabetização (incluindo leitura da realidade), pela educação, produção e disseminação do conhecimento, pelo avanço e efetivo uso da ciência e da tecnologia. [...]

Autor: Dhanjay Jhurry
para Chemistry International Vol. 29 No. 1 January-February 2007 (em inglês)

Veja o texto na íntegra (em inglês).

Via: dgCommunities

03 janeiro 2007

6ª Conferência Internacional, ligações-Universidade-Governo e Industria -Tripla Hélice

Finep lança programa de R$ 80 milhões para redução de efeito estufa

Até 2009, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) vai aplicar cerca de R$ 80 milhões em projetos que proporcionem a redução do efeito estufa e, conseqüentemente, do aquecimento global. A novidade é fruto do Programa de Apoio a Projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (Pró-MDL), lançado em dezembro último.

Inserido no contexto das metas aprovadas pelo Protocolo de Kyoto, o Pró-MDL possui duas modalidades de financiamento: reembolsáveis e não-reembolsáveis. Os reembolsáveis compreendem a linha de apoio a projetos de pré-investimento e a de desenvolvimento tecnológico de soluções.

Já os não-reembolsáveis, que pressupõem a cooperação entre empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT’s), têm uma linha voltada para a criação de novas tecnologias e outra focada na pesquisa de metodologias de linha de base, cálculo de emissões e monitoramento.
Mais informações sobre o programa
no site da FINEP.

Via: agênciaCT