31 agosto 2006

Instituições de pesquisa se unem para fortalecer a inovação

Quatro das principais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) do Estado de São Paulo – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) - se uniram para desenvolver o Programa de Investigação Tecnológica (PIT).

A iniciativa conta com financiamento Fapesp/Finep e a execução está sob a responsabilidade da Unicamp. O PIT consiste em avaliar e qualificar o potencial social e de mercado de tecnologias inovadoras, originadas nessas instituições, visando o pleno aproveitamento, pela sociedade, do potencial acadêmico das instituições participantes. Ao todo, serão analisadas 120 tecnologias, selecionadas previamente, num período de dois anos.

Desenvolvimento da cultura de inovação e transferência de tecnologia é um dos resultados esperados com o PIT. O processo de investigação será feito por alunos dessas ICTs, treinados e capacitados pelo PIT para o desenvolvimento do trabalho. O processo de investigação das tecnologias começa com uma entrevista com os pesquisadores através da qual se procura entender o que é a tecnologia, seus diferenciais, limitações etc.

O processo continua com a prova de conceito da tecnologia e análise de mercado, através da identificação das áreas de aplicação, e termina com estudo da viabilidade econômica, inclusive com o dimensionamento dos mercados nacional e internacional. As tecnologias consideradas potenciais para completar o ciclo da inovação podem resultar na geração de pequenas empresas (spin-offs) ou atrair a iniciativa privada para a transferência de tecnologia (licenciamento).

Outros resultados que se espera obter com o PIT é o fortalecimento do Sistema Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), através do incentivo ao uso de novas tecnologias e criação de novas empresas, bem como servir de suporte às agências de inovação das ICTs envolvidas, fornecendo informações qualificadas para o trabalho de promoção e negociação de novas tecnologias.

Via: PIT Programa de Investigação Tecnológica