21 maio 2007

Justiça dos EUA proíbe alfafa transgênica da Monsanto

Fonte: Agência Estadual de Noticias / Da redação

A multinacional de biotecnologia Monsanto sofreu um revés semana passada ao ter sua alfafa transgênica proibida nos Estados Unidos pela Justiça. A decisão do juiz Charles Breyer, da Califórnia, tornou ilegal a aprovação dada à alfafa Roundup Ready pelo Departamento de Agricultura dos EUA e ordenou a suspensão imediata do plantio da semente até que seja feito um estudo de impacto ambiental nas plantações existentes no país.


Enquanto isso, no Brasil, há dez anos ambientalistas, cientistas e entidades da sociedade civil lutam para que o mesmo estudo de impacto ambiental seja exigido das empresas que querem plantar transgênicos no país. No entanto, a indústria de biotecnologia (Monsanto, Bayer, Syngenta, entre outras) continua ignorando a Lei de Biossegurança brasileira, simplesmente não incluindo o estudo em seus pedidos de liberação comercial feitos na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A decisão judicial americana acatou os argumentos da Organização não Governamental (ONG) Centro Para a Segurança Alimentar, de que a plantação da alfafa transgênica da Monsanto poderia prejudicar o meio ambiente e contaminar cultivos de alfafa natural. E exige que todos os locais das plantações da alfafa transgênica sejam revelados em até 30 dias e tornados públicos pelo Departamento de Agricultura o quanto antes, para que agricultores que plantam alfafa orgânica e convencional possam testar suas próprias plantações para determinar se houve ou não contaminação.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é acusado de ter desrespeitado leis ambientais americanas ao aprovar a alfafa geneticamente modificada da Monsanto sem que fosse feito um completo estudo de impacto ambiental. “Infelizmente, a contaminação de plantações americanas de alfafa já foi comprovada pela Justiça americana e considerada um dano irreparável ao meio ambiente”, disse o juiz ao tomar a decisão.
Via: anbio

Marcadores: , , , , ,