08 julho 2007

Remédios contra dengue e câncer


Marly Lúcio
do Portal Correio

Cientistas da UFPB descobriram uma nova substância capaz de “brecar” a multiplicação das células. O novo agente já está sendo apontado como uma poderosa arma no tratamento do câncer. “A substância foi testada no DNA humano e foi verificada que ela é capaz de controlar a divisão celular. O câncer é caracterizado por apresentar alta atividade nesse processo de divisão, portanto a composição de um medicamento com essa substância irá auxiliar no tratamento da doença”, explicou a doutora em Bioquímica e Imunologia e professora do Departamento de Biologia Molecular da UFPB, Creusioni Figueiredo dos Santos.

Ela contou que a pesquisa foi feita com o extrato de uma planta comum no semi-árido nordestino, que ela preferiu não revelar o nome até a publicação do trabalho em uma revista científica internacional. A cientista contou que já existem produtos sintéticos com essa função, ou seja, produtos formulados artificialmente em laboratório. Entretanto, nenhum medicamento natural possui essa característica.

“Muitas das drogas tradicionais anticancer falham no tratamento, diante do desenvolvimento de resistência múltipla a drogas, além de causar outros problemas de toxicidade intrínsecos a esse tipo de produto”, afirmou, dizendo ainda que o uso de uma substância natural além de diminuir as possibilidades de efeitos colaterais, ainda reduz os custos com a elaboração da medicação.

Creusioni Figueiredo contou que só existem três grupos no país, incluindo a UFPB, que se dedicam a estudar ação de drogas na topoisomerase, que é uma molécula atuante no processo de divisão celular. “No nosso trabalho percebemos que quando injetamos a substância na célula, a topoisomerase é inibida e o processo de divisão celular não existe. Assim, a célula não se multiplica”, explicou.

A importância dessa descoberta para os estudos no tratamento anticancer foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Química, durante a Reunião Anual dos pesquisadores da área, que aconteceu no mês de maio deste ano. Entre os quase 400 trabalhos apresentados, apenas três deles foram premiados e escolhidos para serem publicados em uma revista científica internacional. O trabalho apresentado pela pesquisadora Creusioni Figueiredo e o grupo de cientistas da UFPB ficou entre eles e foi apresentado pela primeira vez durante esse congresso.

“A gente fica com uma satisfação muito grande, porque isso demonstra a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na Paraíba”, comentou o doutor em Química Orgânica e coordenador do projeto, José Maria Barbosa Filho, que também coordena as pesquisas em Pós-Graduação do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da UFPB. A pesquisa também foi realizada com a participação dos cientistas Celso Amorim Câmara, Tânia Maria Sarmento da Silva, Maria de Fátima Agra, Sócrates Golzio, Antônio Cláudio da Silva Lins e Wylly Araújo de Oliveira.

Combate à dengue
Microalga em forma espiral
Formulação alimentar
Spirulina no Sertão da PB


Via: Portal Correio

Marcadores: , , ,