02 setembro 2006

CAPES aprova mestrado do INPI

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação no INPI. Após análise das propostas e condições apresentadas pelo INPI e da experiência dos cursos MBA, a comissão da Capes concluiu que, mesmo não sendo uma instituição de ensino ou de pesquisa, o Instituto tem as condições necessárias para a criação de um mestrado profissional.

Direcionado especificamente a profissionais que já atuam no mercado, este tipo de mestrado, diferente do acadêmico, ainda é pouco praticado no país. A justificativa para sua criação está na distorção constatada entre os investimentos aplicados nas atividades de pesquisa e desenvolvimento e a carência de cursos sobre propriedade intelectual.

Por ano são formados em média oito mil doutores e o número de publicações científicas não pára de crescer, já representando quase 2% da produção mundial. No entanto, não existem cursos que contemplem a formação de recursos humanos na área de propriedade intelectual.

A maior parte dos profissionais com doutoramento que atuam na área de propriedade intelectual articulada à inovação defenderam suas teses em cursos não específicos da matéria.

O formato e os critério de seleção do mestrado estão sendo definidos por uma comissão composta de funcionários do INPI com a colaboração de professores e profissionais da UFRJ, FGV, UERG, Cândido Mendes e da Fiocruz. Os curso deverão começar no primeiro semestre de 2007 com turmas de 25 alunos.

Via: INPI