05 outubro 2006

Estado cria grupo para estimular inovação

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, assinou ontem o decreto que institui o Comitê Gestor dos Arranjos Produtivos de Alta Tecnologia. O órgão será formado por empresas, universidades e poder público e terá como meta estimular o surgimento de tecnologia e inovação no Estado. O foco será a inserção de produtos e serviços gaúchos de alta tecnologia nos mercados regional, nacional e internacional. "A capacidade de gerar empresas de alta tecnologia é um diferencial do Estado e a Comissão será um instrumento para fortalecer esse setor", disse Rigotto.

Serão criados grupos temáticos para prestar assessoria a empresas e universidades interessadas em desenvolver produtos e serviços de tecnologia. Eles atuarão em áreas como avaliação de oportunidades de negócios de tecnologia, coordenação de programas de captação de recursos para fomento e pesquisas para melhorar o ambiente de inovação no Estado. Caberá ao comitê gestor coordenar a elaboração de um plano para o desenvolvimento tecnológico do Estado, a médio e longo prazos, priorizando projetos de pesquisa e desenvolvimento vinculados a pólos de inovação tecnológica, parques e incubadoras e a centros de excelência, mantidos por instituições públicas ou privadas.

Durante a assinatura de contrato, ficou claro que o primeiro desafio da entidade será qualificar mão-de-obra. De acordo com Germano Rigotto, os pólos de tecnologia situados dentro e fora de universidades estão em pleno desenvolvimento, mas encontram dificuldades para encontrar profissionais capacitados. "Precisamos, o quanto antes, nos reunir com universidades para debater formas de criar mão-de-obra qualificada para atender à demanda que se abre no Estado." O próximo passo do comitê será reunir seus integrantes para formar oficialmente os grupos de trabalho.

Rigotto também destacou a postura do Estado na atração de investimentos no setor. Ele lembrou a instalação da multinacional alemã SAP e a abertura de unidades de pesquisa e desenvolvimento de empresas como Braskem, Innova e Souza Cruz. "Temos procurado criar um ambiente favorável para o crescimento de tecnologia. Tanto que muitas empresas de alta competitividade surgem no Estado." Rigotto também informou que o Rio Grande do Sul está se engajando para tentar atrair para seu território uma fábrica de semicondutores. "As empresas desse setor atraem mais renda e emprego qualificado para os gaúchos", justificou.

Via: Jornal do Commércio - Economia