27 novembro 2006

2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero já tem vencedores

As comissões julgadoras do 2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero reuniram-se nesta semana, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), para definir os vencedores nas três categorias. Na segunda-feira, 20, foram julgadas as redações do ensino médio e nesta quinta-feira, 23, em reunião aberta pelo vice-presidente do CNPq, Lauro Morhy, foram analisados os trabalhos científicos dos alunos do ensino superior. Os vencedores serão anunciados na próxima semana e a entrega da premiação acontecerá no dia 05 de dezembro, em Brasília.

Composta pelos professores Hughes França Ribeiro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Maria Eulina Pessoa de Carvalho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); além de Leonnardo Moreira de Almeida, apresentador do programa de TV - Atitude.com; Ana Carolina Barbosa, especialista em Políticas Públicas do Governo de Goiás; da Deputada Distrital Érika Kokay (PT/DF) e de Deborah Silva Santos, do Ministério da Educação, a comissão da Categoria Estudantes do Ensino Médio analisou 384 pré-selecionadas pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Ao todo, a categoria recebeu 1.282 inscrições. A antropóloga Miriam Grossi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estava designada para presidir a comissão, mas não pôde comparecer devido aos atrasos nos aeroportos do país.

Para as categorias Estudante de Graduação e Estudante de Pós-Graduação, a comissão julgadora contou com as professoras Eleonora Menicucci de Oliveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que presidiu a reunião; Dagmar Elisabeth Estermann Meyer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Eni Mesquita Samara, da Universidade de São Paulo (US); Mary Therezinha Alexandre Simen Rangel, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Marlene Neves Strey, da PUC-RS; e pelo professor Antônio Flávio Pierucci, da USP. Foram inscritos 361 artigos científicos, dos quais 206 foram pré-selecionados pelo CNPq.

Para a categoria do Ensino Médio, serão premiados os melhores trabalhos de cada unidade da Federação e os três melhores em nível nacional. Para as outras categorias, foram escolhidos os três melhores trabalhos em cada uma delas.
O Prêmio

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é um concurso de redação para alunos do ensino médio e de artigos científicos para graduandos e pós-graduandos, com o objetivo de estimular a reflexão sobre as relações desiguais entre mulheres e homens.

Em sua segunda edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq, Ministério da Educação e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.

Leia mais.

Via: Assessoria de Comunicação Social do CNPq