16 novembro 2006

Prêmio Finep 2006 apresenta os inventores inovadores

Inovação Tecnológica - 13/11/2006 - 17:51

Em cerimônia hoje (13) na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), no Rio de Janeiro, foram escolhidos os Inventores Inovadores que representam cada uma das regiões do País no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2006. São eles: José Roberto do Amaral Assy, Centro-Oeste; Murilo Pessoa de Oliveira, Nordeste; Paulo Ferrara de Almeida Cunha, Sudeste; João Batista Calixto, Sul; e Walderluces Nunes e Silva, Norte.


O Prêmio Finep possui seis etapas: cinco regionais — Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul — e uma nacional. As regionais premiam os três melhores projetos das categorias Produto, Processo, Inovação Social, Instituição de C&T, Pequena Empresa e Média e Grande Empresa. Apenas os primeiros lugares se classificam para a final.

A categoria Inventor Inovador é a única que não recebe inscrições. Os pesquisadores são indicados por uma comissão julgadora e concorrem somente na etapa nacional. Neste caso, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) define critérios de premiação, levanta o número de patentes registradas pelos concorrentes e seleciona as inovações mais relevantes.

A finalíssima será em dezembro, no Palácio do Planalto, quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva entregará os troféus aos melhores do ano. Cada categoria conta com um finalista por região do Brasil, exceto Média e Grande Empresa, que não possui concorrente do Norte.

Em 2006, o Prêmio teve 677 propostas, duas a menos do que a edição passada, que detém o recorde de inscrições. A categoria Produto, mais procurada, apresentou 307 projetos. Em seguida, ficaram Inovação Social, com 159, e Processo, com 116. As etapas mais concorridas foram Sudeste e Sul, que tiveram 257 e 134 participantes, respectivamente.

Os inventores finalistas.

Via: Assessoria de Imprensa da FINEP e agenciaCT