11 novembro 2006

Seth Godin: o problema do ovo ou da galinha














Todo produto novo ou serviço enfrenta alguma versão do problema do “galinha-ou-ovo” - a começar pelos usuários que adotam um produto ou serviço, quando ninguém ainda o está usando. Por exemplo, Microsoft está enfrentando uma versão do problema com a introdução de seu novo tocador de música de Zune, que permite que os usuários compartilhem da música através das redes Wi-Fi. (Se ninguém tiver mais um Zune, como um comprador de um Zune novo vai compartilhar música?)

O problema clássico da galinha-ou-ovo, é o problema da moda do nightclub: “Nenhuma pessoa legal quer ir a um nightclub a menos que saiba que muitas pessoas legais estarão lá. Mas, é claro, gente legal não quer ir, a menos que saibam que os outras pessoas legais estão vindo.” Como o guru Seth Godin do marketing indica, “o único motivo de pessoas quererem usá-lo são que as pessoas já o estão usando! Ou seja, ninguém quer ir primeiro.”

Para todo inovador, significa poder aceitar o risco de fracasso:... Leia.

Imagem: Galinha ou o ovo? - Shadowplay