23 maio 2007

VI ENITEC

VI ENITEC destaca os apoios técnicos à inovação tecnológica e faz um balanço dos incentivos fiscais e financeiros

Estruturando a Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais
A inovação tecnológica que eleva a competitividade das empresas se faz no "chão de fábrica" e compreende um contínuo esforço de melhoria de todos os aspectos dos produtos e de seus processos de fabricação. Tornar a inovação tecnológico o centro da estratégia de crescimento das empresas assegura sustentabilidade do desenvolvimento econômico mais rápido. Isso depende de uma adequada articulação do Estado com o setor produtivo para promover inovação continuada já constituem valores consolidados entre autoridades de governo, profissionais e indústrias que lidam direta ou indiretamente com o assunto. Essa articulação é uma base fundamental para se estruturar o apoio técnico essencial para se obter economias através da atuação em Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais. Assim o tema do VI ENITEC será "Estruturando a Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais". Venha participar do VI ENITEC trazendo as demandas da sua empresa para haja um melhor apoio técnico ao esforço de desenvolver inovações.

Uso do Poder de Compras do Estado
O Uso do Poder de Compras do Estado foi debatido na primeira sessão do V ENITEC, em 2006, tendo-se chegado a um excelente acordo entre as indústrias farmoquímicas e instituição estatal Farmanguinhos, o que propiciou um caminho para as compras governamentais por critérios técnicos. O VI ENITEC vai mostrar o resultado e o avanço obtido, inclusive judicialmente, nesse Uso do Poder de Compras e discutir como esse programa poderia ser estendido a outros setores que dependem de compras ou encomendas governamentais. O VI ENITEC é o espaço apropriado para discutir mecanismos eficazes para o Uso do Poder de Compras do Estado. Venha participar e trazer reivindicações da sua empresa.

Balanço dos Incentivos Fiscais, da Subvenção e dos Financiamentos

As leis de incentivo à inovação, a Lei da Inovação no 10.973/2004 e a Lei do Bem no 11.196/2005, estão em vigência e foram amplamente divulgadas pela PROTEC através de mais de três dezenas de seminários e cursos realizados por todo o país, de Manaus a Porto Alegre, em 2006 e 2007. E assim também foi com as linhas de financiamento do BNDES e da FINEP. Portanto, o VI ENITEC vai dar um balanço da utilização e adequação desses apoios fiscais, de subvenção e financiamento. Venha ao VI ENITEC trazer a sua experiência na tentativa de uso dos incentivos, da subvenção e dos financiamentos e os seus comentários e sugestões para a melhoria desse Marco Legal.

Fonte: PROTEC.

Marcadores: , , , , , , ,