18 junho 2006

Paraíba é destaque no Prêmio Inovação Tecnológica

Pesquisa sobre planta usada na fabricação de farinha, mel, geléias e bebidas é candidata

Imagine extrair do semi-árido nordestino uma planta capaz de proporcionar à população diversas possibilidades, como farinha, mel, geléias e bebidas.

Foi através de um profundo trabalho de pesquisa que o professor da Universidade Federal da Paraíba, Clóvis Gouveia, inovou com o desenvolvimento da aguardente bidestilada, envelhecida em barris de carvalho, da algaroba, espécie freqüente na região do Cariri e, assim, recebeu indicação para concorrer ao Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2006.

Novos produtos e processos produtivos das regiões menos favorecidas do país até os laboratórios mais modernos são o alvo da premiação, que chega à sua 7ª edição.

A intenção é promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas e privadas.

O concurso é promovido pela Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e conta com o patrocínio do Sebrae Nacional.

Podem participar todos os tipos de empresas citadas acima que desenvolvam novos conceitos e produtos nas ciências, apresentando resultados práticos significativos para o avanço tecnológico do Brasil.

As inscrições vão até 30 de junho e são realizadas pelo site www.finep.gov.br/premio/index.htm .

Via: Correio da Paraíba - Caderno Milenium, edição de 18.06.2006.