11 junho 2006

Sebrae aponta a baixa capacidade de inovação no país

Na "6ª Conferência da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei)", encerrada 7/8 de junho na capital fluminense, o Sebrae aponta a dificuldade de inovação das pequenas e médias empresas: “Devido às pressões dos impostos e barreiras burocráticas, as MPEs têm uma percepção de desconfiança e distanciamento do governo. Com regras não muito claras,o empreender passa a ser uma profissão de alto risco”. Boa parte dos empresários brasileiros pode ser chamada de empreendedores de sobrevivência, e não de oportunidades”, diz o gerente de tecnologia do Sebrae. “Isso reflete a baixa capacidade de inovação no país. Em um ambiente competitivo, só consegue sobreviver a empresa que se diferencia no mercado".

Para o SEBRAE os fundamentos básicos da cultura inovadora precisam ser desmistificados, uma vez que a falta de tecnologia pode afetar o dia-a-dia do negócio. Chama a atenção para a necessidade de o empresário incorporar ganhos tecnológicos, seja para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos processos ou para lançar novos produtos no mercado.

O gerente do Sebrae afirmou ainda que a prática de subvenção econômica é um dos fundamentos necessários para a geração de novos postos de trabalho nas empresas. “Aportar recursos públicos não reembolsáveis às empresas era considerado um pecado capital e já demos um grande passo em abortar essa visão errônea. Temos recursos que podem ser vinculados a uma legislação que favorece a subvenção econômica no Brasil. "

(Fonte: Boletim produzido pela Agência de Notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo de 09/06/2006)

Nota:

Comparado a países da Europa e aos Estados Unidos, no Brasil ainda se investe muito pouco em inovação tecnológica. Em média, os empresários que trabalham com pesquisa e desenvolvimento não aplicam mais que 0,64% de seu faturamento em inovação, seja na melhoria de seus produtos ou na compra de equipamentos diz o próprio presidente da ANPEI na mesma fonte.

O empreendedor deve assumir riscos, inclusive o da pesquisa e inovação mas, no Brasil, isso parece acontecer, tambem, só com os recursos do Estado, isto é dos contribuintes do Estado.
Para os consultores da Anpei um dos grandes motivos da falta de investimentos em inovação se explica pelo fato de a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) não conhecerem os mercados em que estão inseridas. [Agencia FAPESP 13.04.04 ]

Via: Lista IASI