29 julho 2006

Índia recusa o projeto "Um Laptop por Criança (OLPC)"


O Ministério de Desenvolvimento de Recursos Humanos do governo da Índia - país que desponta no campo das modernas tecnologias da informação e comunicação -, recusou o projeto One Laptop Per Child (OLPC) por considerar que o computador pode mais atrapalhar do que ajudar na educação das crianças.

Um Laptop por Criança é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à pesquisa dos laptops de $100, baseados em Linux, que ainda estão sendo porduzidos e, quando prontos e adquiridos, serão distribuídos diretamente nas escolas.

O Ministro qualificou o projeto como "pedagogicamente suspeito", e o Secretário de Educação ponderou que, dar computadores às crianças, poderia reprimir as suas habilidades criativas e analíticas. Ele declarou ainda: "Precisamos mais urgentemente de salas de aula e professores do que de ferramentas geniais", sinalizando também que a Índia poderia melhor aplicar os recursos em programas de educação secundária.

O projeto, criado por Nicholas Negroponte, foi anunciado em Davos, em 2005. A Nigéria já aderiu ao projeto neste mês e outros países, como o Brasil, China, Argentina,Tailândia e o Egito, estão prontos para seguir o exemplo.

Segundo Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República (do grupo de trabalho que estuda a inserção do projeto no país), o programa não chegará ao Brasil este ano.

Imagem e ilustração: Design Continuum

Fonte: Vnunet e Terra Tecnologia.
Via: Blog Ecognitiva.