12 julho 2006

Pintec tem terceira edição



Pesquisa de inovação tecnológica na indústria, realizada pelo IBGE, incluirá serviços como telecomunicações e informática e passa a ser bianual

06/07/2006 Agência FAPESP - A terceira edição da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec) começou a ser elaborada. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a pesquisa é responsável por fornecer dados que apontam o número de empresas implementando inovações e as características das atividades inovativas.

Segundo a Finep, a Pintec será ampliada e irá contemplar, além das empresas industriais, também as da área de serviços com alta intensidade tecnológica – telecomunicações, informática e pesquisa e desenvolvimento (P&D) –, incluindo fundações e instituições. O levantamento, que antes compreendia um período de três anos, agora será bianual.
A pesquisa é feita com base no cadastro de empresas do IBGE. Para representar o universo de 100.657 empresas industriais, de telecomunicações, de informática e de P&D com dez ou mais pessoas ocupadas, a partir de julho serão coletadas informações em cerca de 14.423 empresas, tamanho da amostra da Pintec 2005.

A Pintec coleta informações como gastos com atividades inovativas, fontes de financiamento, impacto produzido pelas inovações no desempenho das empresas, peso dos incentivos governamentais à inovação e obstáculos encontrados para a realização de atividades inovadoras.
Com base nesses dados, o Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia tem como verificar os gastos, quantas são as pessoas ocupadas com P&D e o que está se investindo no setor empresarial e industrial do País.

“Essas informações são fundamentais para os planejadores de política avaliarem o grau de penetração de seus programas e a eficácia deles”, disse Mariana Martins Rebouças, coordenadora da Pintec.
Na primeira edição da Pintec, que levou em conta o triênio 1998 a 2000, predominavam as inovações apenas nos processos de produção. Entre 2001 e 2003, as empresas adotaram a estratégia de inovar tanto nos processos como nos produtos.

A taxa de inovação em processos ficou em 26,9% entre 2001 e 2003, enquanto a taxa de inovação em produtos foi de 20,3%. No levantamento feito entre 1998 e 2000, as taxas haviam sido de 25,2% para processos e 17,6% para produtos, o que mostra uma ligeira mudança de perfil.

De acordo com Mariana Rebouças, a Pintec é a primeira pesquisa feita por telefone pelo IBGE e tem metodologia de coleta similar à aplicada por pesquisas feitas na Bélgica e no Canadá.

“Geralmente esse trabalho é feito por correio ou pela internet. A metodologia de coleta assistida, presencial para as empresas com mais de 500 pessoas e por telefone para as demais, permite correção de possíveis enganos na hora e garante que perguntas com conceitos complexos sejam entendidas de forma homogênea”, disse em comunicado da Finep.

Mais informações, no site do IBGE.
Via: Fapesp.