15 setembro 2006

Brasil concentra 47% dos empregos de tecnologia na América Latina

Por Fernanda Ângelo, repórter do Computerworld

Mercado latino-americano empregou 1,9 milhão de profissionais em 2005, sendo 872 mil no Brasil, informa estudo da IDC.

O Brasil é o maior empregador em tecnologia da informação (TI) da América Latina. A afirmação é parte dos resultados da pesquisa apresentada pela IDC nesta quinta-feira (14), durante o seminário “A indústria de serviços de TI – desenvolvimento de softwares, exportações e competitividade”, promovido pelo Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD).

De acordo com o levantamento, o mercado brasileiro concentrou 47% – ou 872 mil – dos 1,9 milhão de profissionais de TI (com atividades relacionadas a hardware, software e provedores de serviços) na região. Em segundo lugar, com 23% desses profissionais, está o México, seguido da Argentina (10%).

Outro dado revelado pela IDC é que o crescimento médio anual estimado para o Brasil até 2009 é de 8,7%. Significa dizer que cerca de 630 mil novos empregos nesse período.

Neste quesito, é o Chile que aparece em segundo lugar, com taxa média de crescimento estimada em 7,3%. A Argentina deve registrar alta anual média de 7,1%, de acordo com a consultoria. “No caso da Argentina, o crescimento não será vegetativo, como no Brasil. A alta acontecerá em conseqüência da demanda reprimida por conta da crise vivida pelo país nos últimos anos”, explica Fabio Costa, presidente da IDC Brasil.

Mercado de TISegundo a IDC, o mercado brasileiro de TI totalizou 14,6 bilhões de dólares em 2005. A América Latina como um todo movimentou 32,5 bilhões em TI no ano. De acordo com a empresa, o setor de software respondeu por 2,2 bilhões de dólares e 6,5 bilhões de dólares no Brasil e América Latina, respectivamente.

Apesar da pouca representatividade (em termos de receita) da indústria de software frente ao valor movimentado pelo mercado de TI geral, é ela quem responde pela maior fatia de empregos na região.Costa revela que 69% – ou 587 mil – dos profissionais de TI na América Latina são empregados pelo setor de software. Quando considerado apenas o mercado brasileiro, o número sobe para 74%.

Fonte: IDGNow