12 setembro 2006

X European Conference on Research and Advanced Technology for Digital Libraries (ECDL 2006)





A X Conferência Européia sobre Pesquisa e Tecnologia Avançada para Bibliotecas Digitais (ECDL2006), a maior conferência européia sobre bibliotecas digitais que vem celebrando-se anualmente desde 1997, deverá acontecer em Alicante (Espanha), no período de 17 a 22 de setembro. Seu enfoque multidisciplinar dos aspectos técnicos, práticos e sociais tem conseguido reunir a cada ano pesquisadores, especialistas, desenvolvedores e provedores de conteúdos que trabalham nesse campo.

Convidam-se para participar da conferência estudantes, pesquisadores e usuários de todas as partes do mundo.

Serão aceitas propostas de apresentação de trabalhos extensos ou curtos, posters, demonstrações, e para organizar debates, cursos e oficinas. A conferência incluirá apresentações e debates sobre questões técnicas e outras aplicações.

Os temas incluem (ainda que não de forma exclusiva):

Conceitos de bibliotecas digitais e conteúdos digitais. Compilação, gestão e integração. Arquitetura de sistemas, integração e interoperabilidade. Organização da informação, busca e utilização. Acesso à informação multilingüe e utilização de informação multimídia. Interfaces de usuários para bibliotecas digitais. Estudo de usuários e avaliação de sistemas. Preservação e arquivo digital: questões metodológicas, técnicas e jurídicas. Aplicacções de bibliotecas digitais (ciência, educação, política, patrimônio cultural…).

Informações e contatos: 1ª ECDL.