15 setembro 2006

CNPq assina convênio de cooperação com o CERN


Erney Camargo e Robert Aymar assinam convênio em Genebra

O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Camargo, e o Diretor Geral do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), Robert Aymar, assinaram o novo convênio de cooperação entre as duas instituições, em Genebra, na Suíça.

O novo convênio visa promover a participação dos pesquisadores brasileiros nos experimentos do CERN, de grande importância para o desenvolvimento científico brasileiro nas áreas de física de partículas, engenharia de detectores e aceleradores e "software" correlato.
O Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, Manoel Barral Netto, também participou da visita ao CERN, que ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro. O CERN é o maior laboratório de Física de Partículas do mundo. Fundado em 1954, congrega atualmente 20 estados-membros, todos europeus, e 28 participantes não-membros, entre estes o Brasil. No CERN, o Presidente do CNPq teve interesse especial em visitar, principalmente, o Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, e manteve, também, contato com os pesquisadores brasileiros em atividade no Centro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq

Site do CERN.