05 dezembro 2006

Ranking da inovação brasileira

Com o objetivo de medir e avaliar o desempenho das empresas brasileiras em inovação tecnológica, o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e o Instituto de Geociências (IGE), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a revista Inovação Uniemp, criaram o Índice Brasil de Inovação (IBI).

A proposta é divulgar, no primeiro trimestre de 2007, um ranking com as empresas da indústria de transformação que mais inovam no país. “Essa é uma iniciativa inédita que indicará a capacidade inovativa da indústria brasileira. É importante tanto para a própria imagem da empresa, no sentido de conquistar novos mercados, quanto para a idealização de políticas nacionais de inovação”, disse André Tosi Furtado, coordenador do trabalho e professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IGE, à Agência FAPESP.

A indústria de transformação envolve 22 setores industriais. “Trata-se de praticamente toda a indústria nacional, com exceção das empresas de extração mineral”, explica Furtado. O índice será produzido com base em informações sistematizadas pela Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para participar, as empresas precisam apenas solicitar ao IBGE o questionário da Pintec já preenchido e enviá-lo à equipe do IBI. As informações serão mantidas em sigilo e complementadas com dados sobre patenteamento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Grau inovador
Com base nas respostas do questionário, a metodologia do índice terá duas dimensões: o Indicador Agregado de Esforço (IAE), que inclui gastos com produtos ou processos inovadores e investimentos em recursos humanos qualificados; e o Indicador Agregado de Resultado (IAR), que engloba as patentes depositadas e os impactos econômicos da inovação na comercialização de produtos. Leia mais.

Fonte: Agência Fapesp
Via: Agência CT