15 fevereiro 2007

Institutos do MCT lançam Núcleo de Inovação Tecnológica

Para facilitar a relação da pesquisa com o mercado e torná-la mais produtiva, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Observatório Nacional (ON) estabeleceram, em parceria a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

O Núcleo será instalado no CBPF e vai agir em duas frentes: na informação e avaliação do que as instituições têm a oferecer e na prospecção e levantamento de informações sobre empresas e instituições que possam se interessar por seus serviços.

A primeira frente consistirá em fazer um levantamento do informações em cada Instituto de seus produtos ou serviços que possam ser aproveitado pelo mercado, seja para prestação de serviços ou transferência de tecnologia.

A Lei de Inovação permite que as instituições façam consultoria, prestação de serviços e desenvolvimento de tecnologia em parceria com empresas. O NIT vai apoiar o relacionamento dos laboratórios desses Institutos para que estes prestem serviço à comunidade e sejam também utilizados por empresas.

A segunda parte do trabalho é identificar, no setor produtivo, quem precisa da tecnologia produzida nesses centros de pesquisa e oferecer o apoio necessário (documentos iniciais para entendimentos, contratos, termos de sigilo etc.) para que um acordo seja estabelecido.

Segundo os diretores do CBPF, do ON, e do LNCC, a idéia de fazer o núcleo em conjunto surgiu porque as três instituições trabalham com pesquisa básica e não têm como missão fundamental a transferência de tecnologia e venda de serviços.

Uma das metas é expandir a produção dos Institutos do MCT, que atualmente se restringe quase exclusivamente à publicação de artigos, passando também a transferir para a sociedade tecnologias resultantes das suas atividades científicas. As verbas para o projeto vêm da Finep.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social do CBPF
Via: Lista do IASI

Marcadores: ,