15 fevereiro 2007

Natura inscreve para Programa de Inovação Tecnológica

Iniciativa promove fomento à pesquisa, bolsas e prêmios

A Natura está com inscrições abertas para o Programa Natura Campus de Inovação Tecnológica 2007. O programa prevê parcerias com o meio acadêmico e órgãos de fomento e apoio à pesquisa, a fim de estimular e incentivar a ciência básica e aplicada e auxiliar a empresa em seu processo de Inovação Tecnológica Sustentável. Para isso, serão realizadas ações como o fomento a projetos de pesquisa com aplicação nas áreas de interesse da Natura (cooperação científica); a aquisição de tecnologias; e a concessão de bolsas de pesquisa para projetos de doutorado e mestrado. Podem participar pesquisadores e estudantes ligados a Instituições de Ciência e Tecnologia reconhecidas pelo governo brasileiro. Os melhores trabalhos serão premiados.

Para o programa de cooperação científica, poderão se inscrever pesquisadores regularmente vinculados a instituições de ciência e tecnologia brasileiras - sejam estas públicas ou privadas -, interessados em estabelecer parcerias para fins de geração de conhecimento aplicado diretamente à geração de inovação tecnológica. Para fins de identificação dos candidatos e avaliação dos projetos, a Natura solicitará as informações que julgar necessárias referentes a localização, vínculo institucional, formação acadêmica, linhas de pesquisa e atuação profissional do candidato, assim como o detalhamento da proposta e plano de trabalho (título, justificativa, objetivos, metodologia, orçamento, cronograma de atividades, produção bibliográfica e técnica relacionada, redes de parceria envolvidas).

Os projetos serão avaliados sob diversos critérios técnicos e estratégicos a serem seguidos em cada fase de avaliação dos projetos, conforme descrito abaixo:

Critérios Fase I: consistência técnica, alinhamento com a estratégia da empresa e originalidade.

Critérios Fase II: estágio de desenvolvimento da tecnologia de acordo com o objetivo proposto; custo do projeto; prazo de execução do projeto; detalhamento do plano de trabalho; alinhamento estratégico da empresa; avaliação do currículo do autor do projeto; e avaliação da instituição à qual ele está vinculado.

Critérios Fase III: aspectos financeiro, jurídico e operacional do projeto na Natura, incluindo análise da possibilidade de aplicação do projeto em escala industrial, quando pertinente.

Os candidatos interessados devem submeter suas propostas na página do Programa Natura Campus via formulário eletrônico. A submissão das propostas terá fluxo contínuo, sem previsão de encerramento de inscrições. A Natura poderá cessar as inscrições a qualquer momento sem aviso prévio. No total, o processo de seleção para a contratação do projeto de parceria tem duração estimada de sete meses. Clique e confira as áreas de interesse para projetos de cooperação científica. Os projetos selecionados poderão ser financiados integral ou parcialmente pela Natura. Neste último caso, a empresa entrará com uma contra-partida em programas de financiamento oferecidos pelos diversos órgãos brasileiros de apoio e fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Bolsas

As Bolsas de Pesquisa Natura tem como objetivo incentivar bolsistas no desenvolvimento de projetos de pesquisa permitindo acesso a recursos do ambiente empresarial. Serão contempladas seis bolsas de pesquisa no total em 2007, sendo uma para cada tema definido pela Natura. Poderão se inscrever neste programa alunos regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado vinculados a instituições de ciência e tecnologia brasileiras - sejam estas públicas ou privadas - reconhecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com bolsas de agências de fomento federais ou estaduais que permitam uma contrapartida financeira da Natura, desde que não existam outras restrições das agências. O aluno desenvolverá parte do projeto de mestrado ou doutorado na Natura, por período autorizado pelo respectivo órgão financiador da bolsa. Clique para conferir os temas dos projetos de mestrado e doutorado escolhidos para o programa de bolsas.

Os pesquisadores interessados devem submeter suas propostas na página da Natura via formulário eletrônico, até o dia 13 de abril de 2007, às 20:00h, horário de Brasília. O processo de seleção será dividido em três fases:

Fase I: os projetos submetidos via Internet serão inicialmente triados e avaliados internamente por gerentes das áreas relacionadas ao temas estabelecidos. Esta fase terá duração de 45 dias após término das inscrições.

Fase II: nesta etapa, será feita a avaliação mais aprofundada pelas equipes de Gestão de Parcerias e Inovação Tecnológica Natura e da área para a qual se aplica o projeto. Nesta fase, com duração de 30 dias, a Natura poderá requerer mais informações sobre o projeto e entrará em contato com o bolsista para assinatura do "Termo de Sigilo". Além disso, a empresa informará sobre a aprovação para a terceira fase ou reprovação do projeto.

Fase III: a terceira e última fase implica na escolha dos projetos vencedores pelo Comitê Interno da Natura, contando com a participação do diretor de pesquisa, gerente das áreas envolvidas, bem como membros da área de gestão de parcerias tecnológicas e inovação e, por fim, divulgação dos mesmos no site da Natura. Esta etapa terá duração de 30 dias. Os projetos vencedores serão divulgados a partir de 13 de junho de 2007.

A contrapartida financeira será no valor líquido de R$ 1.000,00 mensais, tanto para mestrandos quanto para doutorandos, respeitando-se sempre o período da pesquisa e o escopo do projeto, não excedendo sob nenhuma hipótese o período máximo de dois anos. Para o desenvolvimento do projeto, o bolsista poderá usufruir das instalações, equipamentos e materiais necessários para a execução do mesmo, na Natura.

Premiação dos trabalhos

O Prêmio Natura de Inovação Tecnológica 2007 visa reconhecer a contribuição da comunidade científica brasileira para o processo de Inovação Tecnológica da empresa. O prêmio irá contemplar membros da comunidade acadêmica que realizaram projetos de cooperação científica com a Natura, finalizados no período de 31 de julho de 2005 a 31 de julho de 2007. Os pesquisadores que não tiverem interesse em concorrer ao prêmio, deverão enviar à Natura uma solicitação de exclusão de seu projeto.

Os critérios a serem considerados na avaliação dos projetos de parceria contemplam os tópicos: impacto na inovação tecnológica da empresa, qualidade técnica, relacionamento entre ICT e Natura, gestão de projetos (aspectos financeiros, cronograma e contrato) e sustentabilidade. O grupo de trabalho vencedor será premiado com a quantia de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em novembro de 2007, valor este que será depositado em conta corrente de titularidade do premiado após os devidos descontos legais. O líder do projeto vencedor do Prêmio Natura de Inovação Tecnológica 2007 receberá auxílio de transporte, hospedagem e alimentação para a cerimônia de premiação. Os resultados do julgamento do prêmio estarão disponíveis na página da Natura até 30 de outubro de 2007.

Via: NIT/BA , Universia.
Fonte: Natura

Marcadores: , ,