21 fevereiro 2007

Super frutas made in Paraíba

Manga e mangaba curam doenças e Estado tem maior banco genético do mundo

Por Henriqueta Santiago

A tecnologia já chegou à fruticultura da Paraíba e o Estado está produzindo frutas gigantes e mais saborosas. Mangaba, manga, caju, cajá, abacaxi, goiaba e umbu geneticamente modificados por pesquisadores da Empresa de Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA) são maiores, mais doces, são colhidos em menos tempo e com alta produtividade. Quem atesta é o diretor técnico da Emepa e pesquisador, Camilo Flamarion de Oliveira Franco. Segundo ele, mangabas clonadas na Estação Experimental da Emepa, em Mangabeira, na Capital, já foram colhidas com até 130 gramas, 13 vezes maiores do que mangabas nativas cultivadas no estado, que têm, em média 10 gramas.

A Paraíba possui o maior Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do mundo de mangaba, que é o local onde se concentram os melhores materiais genéticos de uma planta.

[...]

De acordo com o pesquisador, a mangaba tem uma importância muito grande porque também é eficaz no combate a males e doenças. "[...] Além disso, ela tem um princípio medicinal na cura de tuberculose e úlcera gástrica, por causa do látex. É ainda, laxativa e usada por pesssoas que têm instestino preso. Possui também alto valor nutritivo", observou.

Via: Correio da Paraíba - Versão impressa de 11.02.2007