25 setembro 2006

A volta da Manchúria


Nova potência econômica do mundo, a China tenta revitalizar sua defasada região industrial comunista, onde milhares de operários estão agora excluídos, miseráveis.

A China espera que uma nova geração de operários-modelo reviva seu decadente centro industrial

Online: Veja mais imagens e ouça o que o fotógrafo Fritz Hoffmann tem a dizer sobre os esforços da região para atualizar-se com a nova economia do país no
audio-slide show.

Resumo dos Capítulos:

Capítulo1: Tiro no braço
Eu sou Fritz Hoffman. Sou fotógrafo freelancer para a National Geographic, e acabei de realizar uma reportagem na região nordeste chinesa que compreende três províncias e é conhecida como Dongbei. A região tornou-se um local fortemente industrializado na década de 50, sob o plano grandioso de Mao Tsé Tung de fazer com que este fosse o coração industrial do país. Mas a região nordeste estava defasada e há muitos desempregados e fábricas antigas. Então, há pouco tempo, o governo ordenou que a área fosse revitalizada para acompanhar o ritmo de crescimento de dois dígitos da China, que fará com que sua economia duplique até o ano 2020. E, para que isso aconteça, é preciso cuidar do nordeste do país.

Capítulo 2: Readaptação industrial
Por toda a região de Dongbei encontram-se muitas cidades que foram estabelecidas nas décadas de 1950 e 60, com base em setores como carvão, petróleo ou aço. E o desafio da China é pegar essas antigas usinas e remodelá-las, transformando-as em parte da nova economia. Por exemplo, a fábrica PLA arsenal 724. Sabe, no passado, ela produzia artilharia pesada para uso militar, e estão meio que adotando a mesma tecnologia que usam para fazer tanques de propano, que têm alta demanda nesta nova economia.

Capítulo 3: Investimento na juventude
Muitas dessas cidades e cidadezinhas carregam um fardo pesado porque viveram altas taxas de desemprego durante a reforma e a reestruturação das empresas estatais. A maior parte dos desempregados da região de Dongbei está entre 40 e tantos anos a 50 e poucos anos. Muitas vezes, essas pessoas são classificadas como a geração perdida; Com a juventude longe e nenhuma educação superior, sua esperança de encaixar-se na nova economia é praticamente inexistente.A juventude da China tem papel importante no desenvolvimento de Dongbei. Trazem novas atitudes. Olhar renovado e mãos ágeis para fábricas de eletrônicos como a da LG, que produz aparelhos de televisão em Shenyang. Na nova zona de desenvolvimento em Dalian, encontra-se uma nova escola de treinamento vocacional que está educando jovens com disciplina em estilo militar. A idéia é que, assim, parecem mais adequados às novas fábricas que estão pipocando – muitas delas em joint ventures com empresas estrangeiras.

Capítulo4: Boas vindas aos estrangeiros
O mercado de imóveis está atraindo investidores de todas as partes da China. As construções antigas, a infra-estrutura antiga está sendo demolida e totalmente reconstruída com shopping centers e casas pré-moldadas que estão sendo construídas para dar sustentação ao que o governo chinês espera ser uma onda de patrões e gerentes estrangeiros que viriam para estabelecer mais fábricas de alta tecnologia nessas zonas de desenvolvimento.Outra força de Dongbei é que já está se tornando em destino turístico popular, e a região serve como uma espécie de meio-campo político para os vizinhos da China, como a Coréia do Norte e a Rússia e a Coréia do Sul. E, em um caso, encontramos uma situação muito interessante em que havia um restaurante norte-coreano e as garçonetes norte-coreanas cantavam músicas de reunificação para os turistas sul-coreanos. Então eu acho que a área é, em sentido estratégico, um local fundamental para a China em seu desenvolvimento.

Capítulo 5: Desafio necessário
Nos últimos anos, a economia da China desenvolveu-se de maneira tal que hoje é a terceira maior do mundo, e a história da revitalização da região nordeste é importante porque trata de questões relacionadas ao país todo. Ao passar da economia planejada para a economia de mercado, o governo chinês precisa encontrar uma maneira de transpor o abismo de renda que se criou por todo o país. Conduzir a economia do nordeste em direção positiva vai ser um desafio, mas necessário ao futuro da China.

Via: National Geographic.