15 dezembro 2006

Criatividade levada a sério – o caminho para inovação.


Por Mauro Anderlini, sócio-diretor da Edusys.

A criatividade, dentro da ótica do professor Edward De Bono, é o insumo principal para a inovação. Mas vocês devem estar se perguntando: quem somos nós? Quem é a Edusys? É a empresa que representa hoje, oficialmente, no Brasil, as práticas, os métodos e as ferramentas do professor Edward De Bono. Ela iniciou atividades no Brasil em 2003, está baseada em São Paulo, e atuamos com duas competências essenciais.

Eu mantive inclusive a denominação em inglês que é o desenvolvimento de competências ou de performances de desempenho humano. Nós provemos treinamentos e capacitações em diversos níveis, além de serviços de consultoria, de coaching e de alguns casos de gestão contratada interina para algumas posições que requeiram uma mudança de pensamento.

O dr. Edward De Bono foi e é considerado o maior ícone do campo do pensamento produtivo, aqui no Brasil, mais conhecido como pensamento criativo. Ele teve como formação inicial medicina, desenvolveu os primeiros estudos na área de redes neurais e, aos 40 anos, abandonou a medicina para se dedicar aos aspectos comportamentais do ser humano. Ele identificou uma série de déficits e desenvolveu uma série de ferramentas para que grupos de indivíduos pudessem utilizar da melhor forma a nossa inteligência.

Autor de mais de 70 livros transcritos em mais de 38 idiomas, criou um conjunto de ferramentas denominadas “New Think”, ou Novo Pensamento, aplicadas e integradas em diversas empresas. Foi eleito, recentemente, como um dos 50 maiores gurus na área de gestão. Ele ganhou uma fortaleza onde foi oferecida uma instalação muito interessante para que fosse montado o Centro Mundial do Novo Pensamento com o objetivo de prover, ser uma alternativa de explorações sobre temas diversos e setores da atividade econômica. Leia mais.