06 dezembro 2006

Finep destina R$ 63,5 milhões para inovação no setor terapêutico

Por meio de uma ação transversal que envolve o Fundo Setorial de Saúde (CT-SAÚDE) e o Fundo Setorial de Infra-estrutura (CT-INFRA), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) disponibilizará até R$ 63,57 milhões para 16 projetos de inovação tecnológica em dois setores: fármacos e medicamentos; e insumos, equipamentos e kits para diagnóstico.

Todas as iniciativas apoiadas são de parceria entre empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e se inserem nas prioridades da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE). Entre as alianças, estão a da Nortec Química com a Fundação Oswaldo Cruz e a do Laboratório Teuto Brasileiro com a Universidade Federal de Goiás.

O foco principal da carta-convite é o combate às doenças consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde. São elas: hepatite, hipertensão arterial, hanseníase, leishmaniose tegumentar americana, leishmaniose visceral, esquistossomose, malária, tuberculose, câncer, Chagas, dengue, enfermidades cerebrovasculares e sexualmente transmissíveis.

O prazo de execução dos projetos é de três anos, mas os recursos, não-reembolsáveis, serão liberados até 2007.

Saiba quais foram as 16 propostas selecionadas:

CARTA-CONVITE MCT/MS/FINEP – Ação Transversal – Cooperação ICTs - Empresas - INOVAÇÃO EM PRODUTOS TERAPÊUTICOS E DIAGNÓSTICOS – 08/2006

Fonte: FINEP